Administração
“...cada teoria administrativa surgiu como resposta aos problemas empresariais relevantes de sua época e todas foram bem-sucedidas nas soluções específicas para tais problemas. Assim, todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las para ter à sua disposição um naipe de alternativas para cada situação". Chiavenatto
Administração Científica (1903) - Taylor
Os trabalhos de Taylor e de seus seguidores são considerados como o ponto inicial do estudo formal da Administração, também conhecido como TAYLORISMO, a busca pela obtenção de uma maior eficiência no trabalho
O Taylorismo divide-se em três fases distintas:
a) Reforma dos salários; Tempo e Movimento
b) Estudo da função;
c) Consolidação da teoria e Divisão da Divisão da autoridade e responsabilidade
a) Reforma de salários:
Taylor verificou que o operário médio produzia muito menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível. Cria a premiação por desempenho...”quem faz mais ganha mais”
Tempo e Movimento
Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.
Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo.
b) Estudo da função
Constatou-se que valorizar o operário não era o suficiente para melhorar a eficiência da empresa. Para tal melhoria fazia-se necessário alocar o operário na função que melhor se enquadrasse ao seu perfil (habilidade e comportamento).
• Melhoria na construção, distribuição e aferição dos equipamentos no setor produtivo;
• Padronização de ferramentas;
• Implementar a Programação e