Administração
1. Quais as principais características do empreendedor social? O empreendedor social visa à maximização do capital social (relações de confiança e respeito) existente para realizar mais iniciativas, programas e ações que permitam para uma comunidade, cidade ou região se desenvolverem de maneira sustentável. Ele faz esses avanços disseminando tecnologias produtivas, aumentando a articulação de grupos produtivos e estimulando a participação da população na esfera política, ampliando o "espaço público" dos cidadãos em situação de exclusão e risco. Para tanto utiliza técnicas de gestão, inovações produtivas, técnicas de manejo sustentável de recursos naturais e criatividade para fornecer produtos e serviços que possibilitem a melhoria da condição de vida das pessoas envolvidas e beneficiadas, através da ação dos empreendedores sociais externos e internos a comunidade. 2. Quais são os tipos de organizações que, atualmente, disseminam o conceito e a prática do empreendedorismo social.
ONGs, instituições filantrópicas e associações sem fins lucrativos 3. Quais são as diferenças entre empreendedorismo social, responsabilidade social das empresas e empreendedorismo privado. Empreendedorismo privado é individual produz bens e serviços visando o lucro, não se preocupando em beneficiar a sociedade, mas sim conquistar o mercado para satisfazer suas próprias aspirações.
Empreendedorismo social: É onde se produz bens e serviços para si e para a comunidade buscando soluções para problemas sociais. Capacitam pessoas de baixos níveis sociais para que elas possam usar o que aprenderem na sua comunidade. 4. Apresente 4 fatores que propiciaram a emergência do empreendedorismo social a partir dos anos 1990. Frente ao crescimento de problemas sociais, reduções de investimentos públicos no campo social, o crescimento das organizações do terceiro setor e da participação das organizações empresariais em empreendimentos sociais,