Administração
Anita França
Arthur Carlos
Isabela Resende
Jennifer Rodrigues,
Lorrana Lino
Natalie VieiraNathania Alves
Neemias Picoli Kuhn
Priscila Souza Cunha
Verônica Ribeiro Macedo
Walter Martins
Uberlândia, 29/10/2014
Esamc - 2014
1- Administração Científica
No segundo período de Taylor (1911) o mesmo concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria vir de uma restruturação geral da empresa para que a aplicação dos princípios fosse coerente, e essa aplicação era necessária por causa de três problemas encontrado nas empresas: vadiagem sistêmica dos funcionários, desconhecimento das rotinas de trabalho pela gerência e falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho.
Essa ideia de substituir os métodos rudimentares e empíricos pelos métodos científicos recebeu o nome de ORT (Organização Racional do Trabalho)
Fluxograma ORT
Estudo dos tempos e movimentos: Constitui na análise do trabalho, decomposição de tarefas, eliminar os movimentos inúteis, simplificar os movimentos úteis, padronizar procedimentos e ferramentas, calcular e cronometrar o tempo útil o tempo ocioso e os elementares para descobrir o tempo padrão, pagamento por peça, instrução adequada aos funcionários.
Estudo da fadiga humana: A fadiga reduz a eficiência, os resultados são queda de produtividade e qualidade do trabalho, aumenta a rotatividade, doenças e acidentes, e reduz a capacidade de esforço. Para que isso não ocorra seria necessário evitar os movimentos desnecessários e dar uma ordem aos movimentos.
Divisão do trabalho e especialização dos operários: Decorrente do estudo dos tempos e movimentos a fim de elevar a produtividade. O operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa ou de tarefas simples. O resultado esperado era que a eficiência fosse aumentada com a especialização.
Desenho de cargos e tarefas: Desenhar um cargo significa especificar suas tarefas, como executar essas tarefas e quais as relações