administração
Aluno: Samuel Leandro da silva
Matrícula: 201011532-3
OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
A administração e praticada pela humanidade já há muito tempo e vem sendo modificada e aperfeiçoada a séculos há registros de experimentos administrativos desde o impérios egípcio e a passando pela era medieval.
As bases da administração também evoluíram conforme foram evoluindo as necessidades de consumo e produção, anteriormente a produção humana era basicamente estruturada na economia de subsistência onde o camponês produzia para o sustento familiar e o pagamento de taxas pela utilização da terra. Com as mudanças sociais e a revolução industrial passou a existir a necessidade de se atender de formar eficiênciente grandes parcelas do mercado e a concorrência mais acirrada pelo mesmo exigindo assim um melhor estudo das técnicas que antes eram aplicadas de forma empírica (conhecimento adquirido durante toda a vida e não em teorias e métodos científicos). A administração cientifica surge assim impulsionada fortemente pelo fortalecimento da indústria e substituindo s métodos empíricos e de improvisação.
A administração foi responsável pela melhor organização das instituições sendo usada em instituições governamentais e religiosas (como a igreja católica).
A ESCOLA CLÁSSICA – ABORDAGEM CIENTÍFICA E ABORDAGEM ANATÔMICA
A escola da Administração cientifica surgiu a partir da aplicação de métodos da ciência para a solução de problemas administrativos para a aumento da produção industrial. Os principais métodos foram a observação e a mensuração.
Engenheiro Fredirick w. taylor é considerado a fundador da moderna administração sua maior preocupação era eliminar os desperdícios e as perdas sofridas pelas indústrias e elevar a produtividade.
A grande contribuição de Taylor se deve ao sistemático estudo das organizações, também analisando a forma de