Administração
Localização- instalar em lugar de movimento e que não tenha estacionamento público e não possua vagas nas ruas, precisa ser visível e longe de pontos de engarrafamentos, próximo a empresas e até mesmo de residências.
Estrutura – deve conter no mínimo 1000 m² de área coberta e portões automáticos, uma boa área plana de preferência.
Materiais para funcionamento – È preciso conter materiais de sinalização, manobristas, demarcação de vagas,postes de luzes,guaritas com guardas,catracas para cartões e escritório , o piso tem que ser coberto de pedregulhos ou de cimento e cobertura segura. Pode conter também para melhor agilidade nas operações a automação, servem para emissão de tickets e outras coisas.
Investimento financeiro – Equipamentos necessários para o processo produtivo como relógio datador iluminação,sistema de segurança com alarme, portões eletrônicos, moveis e utensílios para escritório, telefone, fax, informatização e custos para legalização da empresa, custos com despesas administrativas.
Porte de empreendimento – para um porte de acomodação de 50 carros, estima-se o valor de 50 mil reais para abrir o negocio, mais o valor de aluguel ou compra do imóvel.
Manobristas – devem possuir carteira de habilitação, capacidade de bom atendimento e acima de tudo honestidade,buscar referencias em outros serviços e com conhecidos.
Tabela de preços – estar sempre visível pelo motivo de se serem tabelados.
Obs. Todo estacionamento deve possuir seguro contra roubos ou furto e deverá ir ate a prefeitura para permitir ou não o alvará de funcionamento. É preciso procurar o PROCON para ajustar o futuro estacionamento ao código de defesa do consumidor, registrar o empreendimento na junta comercial , na secretaria da receita federal, na secretaria da fazenda, no INSS e no sindicato.
Quanto ao retorno financeiro de uma empresa desse porte é variável, mas aproxima aos 12 mil mensal