Microbiologia
MAFRA-SC
2012
TALINE GRUBER
CONTROLE NO CRESCIMENTO MICROBIANO
Trabalho apresentado como exigência para obtenção de nota, na disciplina de Microbiologia, do curso de Enfermagem ministrado pela Universidade do Contestado – Unc Mafra, sob orientação do professor Mário fritsch.
MAFRA-SC
2012
INTRODUÇÃO
O controle cientifico do crescimento microbiano começou somente há cerca de 100 anos. Pasteur levou os cientistas acreditarem que microrganismos eram a causa possível de doenças.
Na metade do século XIX iniciaram as primeiras práticas de controle microbiano em procedimentos médicos, lavagens das mãos e técnicas cirúrgicas assépticas.
Os principais fatores limitantes para o crescimento microbiano são a temperatura, o pH, a disponibilidade de H2O e O2.
Alguns conceitos importantes que serão citados no trabalho, são: Esterilização, desinfecção, assepsia, sanitização, bactérias, vermicidas, germicidas, fungicidas, esporicidas, antibióticos e bacteriostáticos, pasteurização, autoclave e a autoclavação.
Controle do crescimento microbiano
Iniciou há cerca de 100 anos, através de estudos de Pasteur e Joseph Lister.
O entendimento das condições necessárias ao crescimento microbiano, determina como controlar patógenos, que contaminam e degradam os alimentos, cosméticos, saneantes, medicamentos, água, meios ambiente entre outros.
A segurança biológica dos laboratórios, hospitais e indústrias, depende do conhecimento básico de desinfecção e esterilização.
As exigências especificas de desinfecção e esterilização dependerão do tipo e da natureza dos agentes infecciosos manipulados.
Atualmente existem estudos e discussões, ao estabelecimento de critérios para diferenciar e aplicar corretamente os processos de esterilização e desinfecção, tendo como principal objetivo o controle