Administração
O processo de “Globalização da Economia”, que entre outras coisas trouxe um aumento do comércio internacional aparentemente sem precedentes, trouxe também um aumento da difusão e da aplicação de idéias de cunho liberal. Idéias e ações que uma vez postas em prática retiram e limitaram a ação do Estado em áreas em que concorriam com a iniciativa privada, ou que por essa poderia ser conduzida, como a produção industrial e o setor de serviços.
Como base para a elaboração do presente trabalho tomamos como exemplo, para a investigação das atividades empresariais e sua importância para o desenvolvimento econômico do país, a cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo.
Bauru possui uma população de 343.937 mil habitantes, segundo o último senso realizado, e uma área territorial urbana de 667.681 mil km². Considerado um dos mais importantes pólos regionais do principal Estado do País, Bauru integra, por mais um ano, a lista das 100 localidades brasileiras com maior Produto Interno Bruto (PIB). O índice da cidade em 2009 foi de R$ 6,795 bilhões, que é o 68º maior do Brasil e 21º maior do Estado de São Paulo, conforme dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O PIB representa a soma do valor de todos os bens e serviços finais produzidos em uma região, num determinado período. Trata-se de um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia para mensurar a atividade econômica, que inclui o desempenho de setores como agricultura, indústria, serviços e