ADMINISTRAÇÃO
1. História da Qualidade
2. Conceito da Qualidade
3. Gurus da Qualidade
História da
Qualidade
A história da Qualidade começou antes de o homem inventar o dinheiro.
Com a necessidade de se alimentar, o próprio processo seletivo de escolha dos alimentos já demonstrava a utilização de diferentes formas de controlar a qualidade do alimento que seria ingerido.
Com o passar do tempo, a Qualidade foi sendo difundida. Por volta do século XIII a.C., já existiam artesãos que marcavam suas peças, para que pudessem rastreá-las mais tarde, e mais recentemente, durante a Segunda Guerra Mundial, a aeronáutica realizava um controle de Qualidade rigoroso nas peças fabricadas.
Grandes estudiosos da Qualidade vêm conceituando e definindo Qualidade, durante todas as suas fases, e esse processo continua em mutação, pois as necessidades dos consumidores evoluem e se diferenciam com o passar do tempo e com o advento de novas tecnologias.
Hoje, o processo de obtenção da Qualidade vai além da entrega do produto ou realização do serviço, dentro de características pré-determinadas.
Ele engloba todo o processo de fabricação de um produto ou realização do serviço, envolvendo desde a matéria-prima utilizada, controles do processo de realização e a qualificação dos envolvidos nas atividades, até o atendimento pós-entrega ao cliente.
História da
Qualidade
Na verdade, muito antes de existir o conceito de Qualidade,o homem já se preocupava em criar procedimentos para normatizar processos produtivos. Normatizar processos? Não precisa se assustar, foi isto mesmo que você leu!
Mais adiante, quando definirmos os conceitos básicos da Qualidade, você vai entender direitinho. Seguindo o nosso raciocínio, você ficará surpreso em saber que o primeiro Manual da Qualidade de que se tem registro foi desenvolvido há milhares de anos, no Egito Antigo. O Livro dos Mortos detalhava o processo de embalsamamento de cadáveres. Ele era tão eficiente que muitas