Administração
A inovação de produto centra-se no desenvolvimento e melhoria das funções dos produtos, implica o aparecimento de novos produtos ou melhoria de produtos existentes.
A inovação de processo focaliza-se no aperfeiçoamento dos processos de fabrico e comercialização, neste tipo de inovação busca-se muitas vezes minimizar os custos de produto ou comercialização, através da eficiência e da exploração dos meios disponíveis.
A inovação de procedimento tem como objetivo reformular a maneira como os produtos e processos é integrado nas operações da empresa.
Dentre os cinco tipos de inovação, na Petrobrás dá-nos indicações de como a empresa tem traçado seus procedimentos no seu mais arrojado ciclo de inovação para dar conta das demandas do pré-sal, uma fonte de exploração bastante exigente de grande pretensão e investimentos, como vimos no texto. Porém, digo que a Petrobrás adotou o tipo de inovação no processo e produto, através da nanotecnologia que lhes permitirá reduzir os custos e eliminar o raiser, tubulação que leva o cascalho até a superfície, o que exige mais espaços nas plataformas, dessa forma tem como resultado uma aceleração acentuada no seu processo produtivo que acarretará grandes lucros para os cofres da mesma empresa.
A empresa reservou para 2011 cerca de US$ 1,2 Bilhão de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, desta forma a Petrobrás tem desenvolvido novos processos de pesquisa que visam fortalecer as áreas de interesse