Administração
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
FERNANDA CHRISTINA GARCIA DA COSTA
O PAPEL DO ADMINISTRADOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO PARTICIPATIVA
Cuiabá/MT
2014
RESUMO
O presente trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a gestão participativa e o papel do administrador na construção da gestão participativa.
O trabalho traz alguns conceitos de gestão pública, gestão participativa e a sua formação no Brasil.
PALAVRAS CHAVE: GESTÃO PÚBLICA, GESTÃO PARTICIPATIVA, PLANO DE DIRETOR.
SUMÁRIO
1
1 INTRODUÇÃO Falar em Gestão Governamental é falar no mínimo de quatro anos e meio de estudos sobre a Administração Pública, visto que abrange todos os princípios norteadores de uma administração eficiente e eficaz como orçamento, democracia, governança, controle e outros conceitos fundamentais que norteiam a Gestão Pública. Esses princípios e fundamentos devem ser observados pelo administrador público no uso de suas atribuições, com vistas a atender as necessidades da sociedade através da prestação de serviços de qualidade. E para que essa prestação de serviços esteja em sintonia com as verdadeiras demandas da sociedade, a participação social na discussão dos problemas e na busca de soluções para os problemas, tem se tornado um instrumento muito utilizado no país, especialmente pelos municípios, que tem elaborado seus planos gestores com ampla participação social.
Nesse contexto este trabalho analisará as atividades e funções desempenhadas pelo Administrador para a implantação da gestão participativa da sociedade, nas discussões e no planejamento municipal, com ênfase no município de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso.
O objetivo