Administração
Empresas familiares têm como característica principal a presença do fundador. Este, sempre presente, é o responsável pela tomada de decisões. O problema é que boa parte dessas decisões são tomadas com base no emocional e intuitivo. Mesmo assim, há casos em que o espírito empreendedor do fundador faz com que a empresa cresça rapidamente.
Quando surge a necessidade troca de comando, seja ela por aposentadoria do fundador, doença ou promoção do líder, a empresa entra em um processo de transição. Tal período pode ou não ser problemático, tudo depende da conscientização de que a mudança de gestão é inevitável e da forma como a sucessão é conduzida. Esse é um momento crítico, pois se o processo não for bem conduzido, a empresa pode ter de ser vendida ou até fechar.
Nas empresas familiares, a sucessão só é bem sucedida quando o fundador tem plena consciência de que seus filhos são diferentes dele e entre si. Assim, terão atitudes diferentes.
As mudanças nos cenários de mercado e de negócios são cada vez mais constantes,nota-se no entanto que exigi-se muito da dedicação e conhecimento pra poder se manter em mercados cada vez mais competitivos.
Em meio a esse cenário as empresas familiares passam muitas vezes por sérios problemas pra conseguir se manterem em seus respectivos segmentos de negócios sendo muito importante frisar a adequação e preparação de seus sucessores para continuidade de vida da empresa
PASSO 01
Competências e Habilidades do Gestor
Paulo
Iran
Formular Projetos e Objetivos x -
Know-How
x x Ampliar Conhecimento
-
x
Compartilhar Conhecimento x -
Visão Global e Sistêmica
-
x
Trabalho em Equipe x x
Motivação
-
-
Senso Crítico
-
x
Define Prioridades
-
x
Proativo
x x Avalia a