Administração
Eng. Elétrica
Disciplina:
Administração
Tutor:
Marcos de Camargo
Turma:
Aluno(a): Robson Luis Rocha
RA:
1151637
Período:
7ª semana
Atividade 1
Escreva um texto, de pelo menos três laudas, no qual estejam evidenciadas as ideias de Fayol, Taylor e Ford. Feito isso, identifique se há divergência(s) entre as funções do pensamento científico de Taylor com a linha de montagem de Ford.
Fonte estudos: www.eps.ufsc.br http://pt.wikipedia.org/wiki/Jules_Henri_Fayol http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/taylor-fayol-e-ford/36825/
Muitos foram os pensadores, cada qual, tendo em vista sua época, seus recursos, seus anseios e suas necessidades, desenvolveram trabalhos e teorias a respeito de vários temas. Fayol, Taylor e Ford foram estudiosos que se destacaram por diversos motivos. A seguir, será especificado o enfoque do estudo desenvolvido pelos pensadores citados acima, suas contribuições e as críticas aos seus trabalhos.
Henri Fayol (1841-1925) realizou seus trabalhos basicamente na mesma época de Taylor (Clutter e Crainer, 1993). Dentro do seu estudo estão os cinco elementos do processo administrativo: planejamento, organização, direção, coordenação e controle, utilizados até hoje. No transcorrer de seus estudos Fayol estabeleceu também os quatorze princípios básicos de gerência: a divisão do trabalho, a autoridade, a disciplina, a unidade de comando, a unidade de direção, a subordinação do interesse individual ao interesse comum, a remuneração, a centralização, a cadeia de autoridade, a ordem, a eqüidade, a estabilidade no emprego, a iniciativa e a moral.
Segundo Kwasnicka (1990), o que distingue o estudo de Fayol ao de Taylor é o interesse pelo gerenciamento de alto nível. Embora os dois aceitassem a divisão do trabalho, Fayol iniciou pelos níveis organizacionais de cúpula administrativa, enquanto Taylor pelo nível operacional.
Quanto as limitações na aplicabilidade das teorias de Fayol,