Administração
Este trabalho foi desenvolvido pelo grupo com a finalidade de criar um projeto que fosse viável e trouxesse boa rentabilidade.
Acreditamos que as analises feitas, com a utilização de valores fictícios, sejam muito próximas à realidade, e podem indicar um verdadeiro potencial nesse tipo de investimento.
Tornou-se comum o uso da palavra investimento no nosso cotidiano. Podemos nos deparar com ela em várias circunstâncias.
O simples fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como investimento mesmo sendo tão diversos.
Mas não é por acaso que tantas circunstâncias são denominadas de investimento, existe algo em comum. O conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro. Então, os exemplos que foram citados no segundo parágrafo mesmo sendo tão diversos são denominados de investimento por terem a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.
A forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro”. Existem diversos tipos de investimentos, entre eles destacam-se três tipos básicos:
Investimentos privados: São aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores, alguns exemplos são as fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros. Este tipo de investimento é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país.
Investimentos mistos: São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas, e em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de