administração
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST
TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTOS GERENCIAIS
PROJETO INTEGRADOR
O DEFICIENTE FISICO E SUAS DIFICULDADES PARA INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO
JOINVILLE - SANTA CATARINA
FEVEREIRO/2013
PROJETO INTEGRADOR
Projeto integrador de Valores Humanos, orientado pela Prof.ª. Kátia Cristina Reimer Siedschlag, do o Curso de Tecnologia em Processamentos Gerenciais, submetido ao Instituto Superior Tupy, para obtenção de nota final a disciplina de Projeto Integrador de Valores Humanos.
JOINVILLE - SANTA CATARINA
FEVEREIRO/2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, e para que o profissional consiga um lugar precisa estar qualificado e sempre atualizado. A situação é mais complexa quando se trata de portadores de deficiência física que além de lidar com suas limitações precisa enfrentar o preconceito.
Na maior parte a vida do portador de deficiência não é diferente das “pessoas consideradas normais”, possui bons e maus momentos como qualquer ser humano, a questão é a intensidade com que se sofre, são vítimas do preconceito, principalmente quando relacionado a o mercado de trabalho.
Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, física ou anatômica. Diz respeito à biologia da pessoa.
As pessoas com deficiência física no uso de suas aptidões, que não dependam de suas limitações, podem ser sim tão produtivas quanto qualquer outra pessoa. Oferecer ocupação a essas pessoas não é caridade, é respeitar o principio básico da igualdade perante a sociedade.
É extremamente necessário que se mude o conceito da pessoa portadora de deficiência física diante do mundo, da sociedade em que vivemos, salientando suas qualidades, dando a importância necessária