administração
Aula 03 – Historia das Organizações
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
DAFT, Richard L. Organizações – Teoria e Projetos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2008.
MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. Atlas, 2003.
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. Pearson Prentice Hall, 2008.
1. BREVE HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES
Sempre existiram formas de trabalhos organizados e dirigido. Contudo as empresas desenvolveram-se de forma lenta até a revolução industrial. Muitos pesquisadores dividem a história das organizações em 6 fases.
- Fase artesanal
Desde a antiguidade, até 1780, o regime de produção esteve limitado a artesãos e a mão-de-obra intensiva e não qualificada, principalmente direcionada para a agricultura. O sistema de comércio era de troca por troca (trocas locais).
- Fase da industrialização (1830)
Com a revolução industrial, as organizações sofreram um processo de industrialização ligado às máquinas. O uso do carvão, nova fonte de energia, veio a permitir um enorme desenvolvimento nos países. A empresa assume um papel relevante no desenvolvimento da sociedades, introduzindo novas máquinas consoante o material que se queria produzir, como a máquina de fiar, tear, maquina a vapor, locomotivas, etc.
- Fase de desenvolvimento industrial (1890)
Os dois expoentes marcantes desta fase, são o aço e a eletricidade. O ferro é substituído pelo aço, como fonte básica da indústria, e o vapor é transferido pela eletricidade e derivados de petróleo. O desenvolvimento do motor de explosão e do motor elétrico, estabelecem uma relação entre a ciência e o avanço tecnológico das empresas. Isto fez com que se desse o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, o que permitiu encurtar as distancias entre diferentes áreas; o que permite o desenvolvimento rápido do intercambio comercial.
- Fase do Gigantismo Industrial (1930)
Nesta fase