administração
RESUMO SOBRE PERISPÍRITO por Geylson Kaio
Livro: Perispírito / Autor: Zalmino Zimmermann.
CONCEITO – NATUREZA Perispírito (do gr. peri, em torno, e do lat. spiritus, alma, espírito) é o envoltório sutil e perene da alma, que possibilita sua interação com os meios espirituais e físicos. Allan Kardec afirma que “Seria mais exato reservar a palavra alma para designar o princípio inteligente e o termo Espírito para o ser semimaterial formado desse princípio e do corpo fluídico; mas, como não se pode conceber o princípio inteligente isolado da matéria, nem o perispírito sem ser animado pelo princípio inteligente, as palavras alma e Espírito são, no uso, indiferentemente empregadas uma pela outra(...) filosoficamente, porém, é essencial fazer‐se a diferença.” (O que é o Espiritismo. 10ª ed. Rio de Janeiro: FEB, p. 219. Trad. Leopoldo Cirne).
PERISPÍRITO Os Espíritos encontraram na época de Kardec, dificuldades em expressar seu pensamento, por falta de termos apropriado. Mas sabe‐se agora, que a matéria é, afinal, uma forma – ou, se quiser um estado ou fase da energia ‐ “luz coagulada”. No nível quântico das partículas subatômicas, a matéria, a rigor, é constituída por campos de energia específicos, significando, pois, no caso, que as moléculas, complexos agregados de matéria, são, na realidade, campos de energia que se especializa de acordo com os fatores determinantes. Tal como a luz, a matéria vibra. Quanto maior a freqüência da vibração, menos densa ou sutil será. Tem‐se, então, que o perispírito, designado pelos Espíritos como constituído de matéria sutil
(semimaterial, ou seja, de intensidade menor que a do corpo), assim se apresenta porque, necessariamente, vibra numa freqüência mais elevada que a do corpo físico.
PERISPÍRITO
Em sua evolução, o princípio psíquico define, pois, como seu envoltório, um campo