Tine pedis
É uma das micoses mais conhecidas. O pé-de-atleta deve o seu nome por ser muito comum entre desportistas, pelo uso prolongado de calçado favorável à acumulação de humidade e porque frequentam duches públicos e balneários. Contudo, qualquer pessoa pode desenvolver este tipo de micose.
A infecção pode localizar-se em qualquer zona do pé, mas é mais frequente nas pregas entre os dedos. Causa comichão, descamação, maceração e fissuras na pele, acompanhado de um odor desagradável. A pele da sola dos pés engrossa, ficando irritada e causando comichão. Quando se coça, há risco de, através do toque, a infecção passar para outras zonas do corpo, como axilas.
Tipos de Pé-de-atleta:
Localização
Evolução dos sintomas:
Formas ligeiros a graves
Interdigital
Desenvolve-se nos espaços interdigitais, mas pode-se estender a todo o dedo.
Comichão, escamar da pele, mau odor, inflamação dolorosa, fissuras, pele espessa e morta.
Forma mais comum
Plantar
Envolve a planta, calcanhar e laterais do pé.
Pele a escamar, zonas de pele mais espessas, fissuras, inflamação e vermelhidão.
Vesicular
Formam-se pequenas bolhas no peito e planta do pé.
Bolhas entre e os dedos e nos dedos, peito e planta do pé, pele morta, feridas com comichão, bolhas com pus infectadas por bactérias.
Forma mais grave, mas menos comum
Tinea pedis
A tinea pedis (Figura 3), dermatofitose dos pés, comumente se apresenta com descamação e maceração dos espaços interdigitais mais laterais estendendo-se medialmente. Além disso, pode-se observar hiperqueratose do aspecto plantar e lateral do pé no assim chamado padrão de infecção em mocassim ou do tipo seco. Uma apresentação menos comum é com pequenas vesículas e bolhas sobre uma base eritematosa da superfície plantar dos pés, e essas lesões se parecem clinicamente com eczema disidrótico. A prevalência de tinea pedis é alta,24 particularmente em pessoas que usam calçados oclusivos, como atletas.w6