administração
-Não leva em conta o valor do dinheiro no tempo;
-Não considera os riscos de cada projeto, que podem ser muito diferentes;
-Não considera os fluxos de caixa após o período de payback.
VPL:
-Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante o uso da TMA;
-Podem considerar diferentes riscos,ajustando a TMA de cada projeto;
-Considera todos os fluxos de caixa, inclusive com determinação de período de tempo para a correta comparação em termos de custo de oportunidade.
VPL é uma analise que te dá o retorno em valor real.
TIR:
-Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante uso da TMA;
-Pode considerar diferentes riscos, ajustando a TMA de cada projeto;
-Considera todos os fluxos de caixa, inclusive com determinação de período de tempo para a correta comparação em termos de custo de oportunidade.
VPL é uma analise que te dá o retorno em percentual.
TMA:
A Taxa Mínima de Atratividade deve representar o retorno mínimo exigido, em porcentagem, para o investidor concordar em realizar o projeto. Em geral, essa taxa representa o custo do dinheiro no tempo para esse investidor ou, ainda, o custo das oportunidades perdidas, o chamado “custo de oportunidades”, já que esses recursos poderiam ser utilizados em outro investimento . Assim, ao realizar-se um determinado investimento, perde-se a oportunidade de realizar outro, ou seja, há um custo de oportunidade : a perda do retorno do investimento que não foi realizado.
A TMA deve ser sempre considerada em qualquer investimento serio. Caso contrário o investidor corre um serio risco de perder retorno e investir mal.
VANTAGENS DO VPL EM RELAÇÃO AO PLAYBACK:
O método do VPL é tecnicamente muito superior ao método do payback como guia para a avaliação de projetos de investimentos. Conforme já informado anteriormente, o payback possui três falhas graves como método de analise de investimentos, as quais não ocorrem com o VPL.
TIR:
A Taxa Interna de Retorno é um método similar ao VPL,ou