Cronco mole

7647 palavras 31 páginas
Cranco mole
SINÔNIMOS
Alemão- - Ulcus molle - Weicher Schanker
Francês - - Chancremou
Inglês - - Soft chancre - Chancroid
O Cancro Mole manifesta-se dois o cinco dias após a relação sexual com uma pessoa que tenha a doença. Primeiro aparecem uma ou mais feridas com pus, mais o menos do tamanho de um botão de camisa.
Dentro de pouco tempo, forma-se uma ferida úmida e dolorosa, que se espalha rapidamente, aumentando de tamanho e ficando profunda. O cancro mole é conhecido popularmente como cavalo e só é transmitido sexualmente.
A doença não desaparece sem tratamento. Pelo contrário, surgem outras feridas em volta da primeira. O próprio doente, sem querer, provoca o aparecimento de novas feridas, ao se coçar.
No homem, estas feridas se localizam geralmente na ponta do órgão genital masculino.
Na Mulher, aparecem na vulva, que é parte externa do aparelho sexual ( veja o desenho abaixo ), no orifício retal e, mais raramente, no órgão genital feminino e no interior do aparelho sexual.
IMPORTANTE
Se você sentir alguns desses sintomas, procure imediatamente um médico ou um posto de Saúde mais próximo da sua casa. A automedicação é sumamente perigosa.
DISTRIBUIÇÃO
Na Europa, através de viagens a regiões trapicais e subtropicais ( India Ocidental, África, e sul da Ásia, importada).
AGENTE ETIOLÓGICO
Haemophilus ducreyi. Bastonetes Gram-negativos, grossos e curtos, não ácido-resistentes, imóveis. Localização extra celular com tendência à formação de cadeias ( estreptobacilos ). Sensíveis contra dessecação e aos desinfetantes habituais.
TEMPO DE INCUBAÇÃO
De 2 a 7 dias.
SISTOMAS/CURSO
Na maioria das vezes, úlcera primaria surgindo isoladamente, de consitência mole; frequentemente há linfadenite regional unilateral e edema dos glânglios linfáticos com supuração após 10 a 20 dias. Esvaziamento espontâneo ou formação de úlceras crônicas. A localização extragenital é muito rara ( dedo, língua, pescoço,pálpebras, mama ).
COMPLICAÇÕES
Infeccção secundária.

Relacionados