Administração
Acacia Zeneida Kuenzer*
Abstract
This article, based on field studies performed at Petrobrás’ Presidente Getúlio Vargas Refinery, located in the greater Curitiba area, and on the theoretical and activities categories, proposes to discuss Perronoud’s claim, incorporated by the national guidelines for basic and professional education, that competencies are developed in school. To do so, it takes the praxis category to show that theoretical work and practical activity, while articulated, maintain specificities that allow a distinction between different spaces and practises for their development.
Key words: Competency; Perronoud; Basic Education; Professional Education; Theoretical Categories; Activities Categories; National Guidelines; Petrobrás; Curitiba.
INTRODUÇÃO.
No contexto das políticas educacionais formuladas a partir da nova LDB, o conceito de competências, embora não seja novo, assume papel central; mesmo apenas anunciado sem se fazer presente nas diretrizes e parâmetros curriculares do ensino fundamental, aparece como categoria central nas diretrizes curriculares para o ensino médio, para a educação profissional e para a formação de professores. Sua adoção, sem o suporte da democrática discussão com os profissionais da educação e com suas entidades representativas, constitui-se em posição de Governo, a partir do que os professores das escolas foram instados a rever e mudar suas práticas para ajustar-se a esta nova concepção.
No contexto do trabalho, a certificação de competências tem estado presente desde os anos 70, a partir da discussão que se desenrolou na OIT1 embora no âmbito do taylorismo/fordismo,2 o que lhe confere significado próprio a partir deste modo de organizar e gerir a vida social e produtiva. Determinado por uma modalidade peculiar de divisão social e técnica do trabalho, fundamentada na parcelarização, a competência assume o significado de um saber