Arte e Cultura - Museu
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand possui diversas pinturas e obras móveis e fixas. Possui artes barrocas, góticas e renascentistas.
Encontra-se na Av. Paulista, e está dividido por andares e nestes andares há uma subdivisão por temas. O Museu tem um estilo arquitetônico e um fantástico acervo de obras que chega a ter cerca de 8 mil peças expostas, sendo o mais considerável da América Latina. O acervo reúne telas de Rembrandt, Van Gogh, Monet, Renoir e Picasso, além de bronzes de Rodin e 73 esculturas de Degas.
Geralmente no 2º andar ficam as obras clássicas, como foi o caso da exposição Arte da França: 1860 -1960 (O Realismo). Uma chance rara de ver quadros no Brasil que nunca saem da França. No 1º andar tem-se geralmente uma exposição de fotografias, já o subsolo do MASP recebe sempre as obras estreantes no mercado, a chamada vanguarda.
Além das obras que abriga, a arquitetura do Masp, projetada pela italiana Lina Bo Bardi, é um atrativo por si só e se tornou símbolo da capital paulista. O vão livre do prédio tem 74m de comprimento, um dos maiores do mundo. O estabelecimento também oferece opções gastronômicas como seu restaurante.
Presépio napolitano, Ciccillo Matarazzo - século XVIII
O presépio Napolitano é considerado um dos maiores presépios do mundo, contendo 1.600 peças. Uma série de estudos foram realizados para que os materiais utilizados na cenografia do presépio não se deteriorassem ou fossem nocivos às suas peças. Foi elaborado com base na arquitetura, nos costumes, na pintura religiosa e no folclore da Itália meridional do século XVIII.
As miniaturas das casas foram construídas tijolo a tijolo e cobertas com telhas fabricadas especialmente para esse fim. As vielas e praças foram calçadas com pedras preparadas e colocadas uma a uma.
Foi a obra que mais nos chamou a atenção por conta de sua grandeza e riqueza de detalhes. Além disso, foi construído de forma com que pudéssemos ver todas as suas pequenas partes, cada