administração
Conhecendo meu cliente
Nesse tipo de profissão podemos comprovar o quanto diferente as pessoas são.
O vidro temperado por ser um material muito versátil e podemos dizer que deve ser vendido como produto personalizado.
Exemplo: ao pensarmos em Coca Cola, logo temos um teoria como por exemplo: cor, gosto, embalagens, para o que serve, onde podemos comprar, como devemos armazenar, como devemos consumir e outras coisas praticamente nascemos sabendo o que é Coca Cola.
O cara chato toma coca cola, o feliz o triste a madame e o pobre, o que curte pagode e o que curte rock a criança e o adulto, o gringo e o brasileiro ou seja Coca Cola dispensa apresentações.
Mas o vidro temperado? Que idéia seu cliente tem de vidro temperado, o que ele viu na internet sobre vidros e o que ele espera do vidro?
E é por isso que é indispensável que você conheça seu cliente!
Qual é a idéia que ele tem do vidro, por que ele optou pelo vidro, quais expectativas tem sobre o produto.
É claro que não vai dar para você entregar um questionário para ele né!
Você tem que ir extraíndo isso na conversa.
Eu tenho um amigo que é representante comercial de uma grande empresa vidreira que diz estar viciado em avaliar pessoas em pouco tempo de conversa.
Necessária habilidade que foi ganhando ao longo de sua carreira, exatamente por em questão de minutos saber qual tipo de material atenderá o cliente.
Bom, que fique claro que não quero formar adivinhos ou mágicos e é claro que não da para se saber de tudo que o Cliente necessita em questão de minutos mas se conseguirmos entender o que o cliente necessita já é meio caminho andado.
É lógico que temos que perguntar o que ele quer mas não é exagero falar que as vezes nem o próprio cliente sabe o que ele quer, e é ai que as informações que você captou somadas com sua habilidade irão conquistá-lo.
Quantas vezes saímos para comprar algo e voltamos com coisas que nem sabíamos que existiam, muito menos que iríamos precisar!