Administração
A duplicata é um titulo de credito que pode ser emitido pelas empresas que efetuarem vendas de mercadoria a prazo.
Vender a prazo implica em conceder credito a seus clientes. A empresa entrega mercadoria, presta serviços em certo momento e o cliente assume o compromisso de pagar o valor correspondente em uma data futura.
Além dos riscos de atrasos e de perdas por falta de pagamento, as vendas a prazo provocam despesas adicionais com analise de credito e cobrança. Apenas desses riscos e custos verifica-se que uma grande parcela das transações comerciais é realizada a credito. O credito ao consumidor é largamente utilizado pelo comercio varejista. Os saldos das duplicatas a receber geralmente tem participação elevada no ativo circulante. Representando a parcela ainda não liquidada dos créditos concedidos, esses saldos poderiam ser desdobrados em custos das vendas e lucro bruto, convertendo os estoques em duplicatas.
As duplicatas constituem um ativo de elevada liquidez, pois podem ser descontadas nos bancos ou servirem de garantia em empréstimos.
Devendo ser feita uma analise na concessão de credito, para evitar que as empresas caminhem a falência.
Situação: è relacionada as condições do solicitante quanto ao cumprimento das obrigações financeiras assumidas tanto contratuais como morais, existem órgão específicos para auxiliar na avaliação, que fornecem o histórico positivo ou negativo do solicitante.
Capacidade: è a possibilidade por parte do cliente.
Patrimonio: è a verificação da solidez ao cliente.
Garantias: São representadas pelos ativos que os clientes podem oferecer a fim de obter credito.
Empresa: Corresponde as condições econômicas e empresariais vigentes.
Após as informações dos itens e incluindo informações externas se efetiva a avaliação.
Fontes de informações creditícias
Hoje