administração
Campus Pampulha
Processos Gerenciais – 1º Semestre 2014
CAPÍTULO 1
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS
1 – Introdução
O ambiente de alta competição, no qual sobrevivem apenas às empresas que respondem rapidamente as alterações de mercado, exige que o administrador utilize os recursos colocados a sua disposição com rigor nunca antes visto. Assim administrar os recursos que a empresa possui é uma tarefa que toma quase todo o tempo disponível do administrador de materiais.
1.1 – Fatores de Produção:
Toda produção depende da existência conjunta de três fatores de produção: natureza, capital e trabalho, integrados por um quarto fator denominado empresa. Todo processo produtivo se fundamenta na conjunção desses quatro fatores de produção:
Figura 1: Relação dos Fatores de Produção.
1.1.1 – Natureza:
É o fator que fornece os insumos necessários à produção, como as matérias-primas, os materiais, a energia etc. É o fator de produção que proporciona as entradas de insumos para que a produção possa se realizar. Dentre os insumos, figuram os materiais e matérias-primas.
1.1.2 – Capital:
É o fator que fornece o dinheiro necessário para adquirir os insumos e pagar o pessoal. O capital representa o fator de produção que permite meios para comprar, adquirir e utilizar os demais fatores de produção.
1.1.3 – Trabalho:
É o fator constituído pela mão-de-obra, que processa e transforma os insumos, através de operações manuais ou de máquinas e ferramentas, em produtos acabados ou serviços prestados. O trabalho representa o fator de produção que atua sobre os demais, isto é, que aciona e agiliza os outros fatores de produção. É comumente denominado mão-de-obra, porque se refere principalmente ao operário manual ou braçal que realiza operações físicas sobre as matérias-primas, com ou sem o auxílio de máquinas e equipamentos.
_______________________________________________________________________________________
Recursos Patrimoniais e