Taxonomia e Vírus
- Taxonomia é a parte da biologia que estuda e organiza os seres vivos em grupos ordenados, nomeando e estabelecendo um sistema de classificação.
- A Sistemática é mais amplo, se apropriando da diversidade biológica devidamente classificada e estabelecendo relações evolutivas existentes entre espécies.
Tipos de Sistemas de Classificação
Sistemas artificiais: Os primeiros sistemas de classificação, baseados em critérios totalmente arbitrários. Aristóteles classificou os animais pelo tipo de reprodução e por terem ou não sangue vermelho. Posteriormente classificou-os como sendo aericolas, terrícolas e aquícolas.
Sistemas Naturais: Criados a partir do século XIV, baseados em critérios mais particulares, voltados para as características particulares da anatomia e estrutura dos seres vivos. Linné cria um sistema baseado em características anatômicas entre os seres. Primeiramente ele estabelece 5 grupos: reino, classe, ordem, gênero e espécie. Posteriormente outros pesquisadores adicionam outros 2 grupos: filo e família
Regras da escrita taxonômica
- Foi criado um padrão para se chamar uma espécie em qualquer lugar do mundo, e para isso, para não ocorrer divergências, foi escolhido o latim, uma língua morta, para se utilizar nessa escrita.
- Nomes científicos são escritos obrigatoriamente em latim, ou seja, é incorreto o uso de qualquer acentuação.
- O nome da espécie é sempre binominal, primeiro vai o nome do gênero, escrito com inicial maiúscula, seguido do nome especifico, com inicial minúscula.
- O nome especifico poderá ter inicial maiúscula quando está homenageando alguém, usando seu nome.
- Para figurar uma publicação cientifica, o nome da espécie deve ser seguido pelo nome do autor, uma virgula e o ano de publicação.
- A nomenclatura da subespécie é trinominal: o primeiro nome é o do gênero, o segundo o do nome especifico e o terceiro do nome subespecifico, com inicial minúscula e sem qualquer