Vírus
O que são vírus?
Os vírus não tem células, e são seres formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus).
Conseguem invadir células, inclusive a de organismos unicelulares, como as bactérias. É parasitando nas células de outros organismos que os vírus conseguem reproduzirse por isso são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios. O que são vírus?
Apresentam
formas de organismo bastante diferenciadas, mas todos possuem uma cápsula feita de proteína, onde fica o material genético desses seres.
Esse material genético sofre modificações, ou seja mutações, com frequência, levando ao surgimento de variedades de um mesmo vírus.
O que são vírus?
A capacidade de sofrer mutações genéticas é uma das características que os vírus têm em comum com os seres vivos. Isso dificulta o seu combate e compromete a eficiência de várias vacinas, que são preparadas para combater tipos específicos de microorganismo.
Origem dos vírus
A origem dos vírus é incerta, três teorias têm sido propostas para explicar a evolução dos vírus.
A primeira estabelece a origem e evolução dos vírus em paralelo com formas primordiais de vida.
Outra teoria afirma que os vírus surgiram de segmentos de ácido nucléico celular que adquiriram habilidade em se replicar à custa de células hospedeiras.
Origem dos vírus
A teoria regressiva afirma que os vírus surgiram de microorganismos de vida livre e ao longo da evolução perderam a informação genética, até se tornarem totalmente dependentes das vias biossintéticas de suas células hospedeiras.
A descoberta dos vírus
Em 1883, Adolf Mayer mostrou que o caldo extraído de uma folha de tabaco, com a doença do mosaico-do-tabaco, transmitia essa doença para outra planta.
O cientista russo Dmitri Ivanovski, em 1892, e o holandês Martinus Beijerinck, em 1898, descobriram em