Proteínas envolvidas no controle do ciclo celular (controle intracelular)
A passagem da célula através dos ciclos celulares é controlada por proteínas citoplasmáticas (controle intracelular):
Ciclinas:
Ciclinas de G1 (ciclinas D)
Ciclinas da fase-S (ciclinas E e A)
Ciclinas mitóticas (ciclinas B)
Suas concentrações na célula aumentam e diminuem com os estágios do ciclo celular.
Quinases dependentes de ciclina (CDKs):
Uma CDK de G1 (CDK4)
Uma CDK da fase-S (CDK2)
Uma CDK da fase-M (CDK1)
Suas concentrações na célula permanecem praticamente estáveis, mas devem se ligar à ciclina apropriada (cujas concentrações flutuam) para serem ativadas.
Adicionam grupos fosfatos à uma variedade de proteínas substratos que controlam os processos do ciclo celular. Complexo promotor da anáfase ou ciclossomo (APC ou APC/C)
Principal regulador da transição entre metáfase e anáfase. Estimula a degradação proteolítica de proteínas reguladoras específicas (ex: ciclinas B), permitindo que as cromátides-irmãs se separem.
O complexo Ciclina-Cdk fase S (S-Cdks) inicia a replicação do DNA uma vez por ciclo; a ativação do Complexo Ciclina-Cdk na fase M (M-Cdks) desencadeia a mitose; o início da mitose é bloqueado pela replicação incompleta do DNA; a M-Cdk prepara o cromossomo duplicado para a separação; a separação das cromátides-irmãs é desencadeada por proteólise; a finalização da mitose necessita da inativação da M-Cdk; a fase G1 é um estado de inativação estável da Cdk.
Fases do ciclo celular:
G1 = crescimento da célula e preparação dos cromossomos para replicação
S = síntese do DNA e duplicação do centrossomo
G2 = preparação da célula para divisão
M = mitose, divisão propriamente dita.
Resumo das etapas da mitose: Prófase-> espiralização dos cromossomos, membrana nuclear é desfeita, centríolos se duplicam e migram para os pólos opostos dando origem aos fusos acromáticos; Metáfase-> cromossomos compactados e individualizados, dispostos na