administração
As teorias administrativas foram criadas para resolver problemas organizacionais de planejamento, ordem e disciplina devido ao crescimento acelerado das organizações após a Revolução Industrial no inicio do século XX criou-se uma necessidade de uma otimização da produtividade, da mão de obra e da utilização, neste cenário é que surgem abordagens mais humanísticas do trabalho e recursos, onde a mão-de-obra era desqualificada e os empresários precisavam gerenciar a produção.
Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, teoria comportamental e teoria da contingência, abordarão questões fundamentais no estudo da administração moderna das empresas.
Este trabalho utiliza-se de pesquisa bibliográfica em sites da Internet com base nas colocações de autores e consultores na área de administração e o Livro-Texto da disciplina.
Teoria da Administração
O conhecimento da Administração é construído por diversas propostas de soluções e problemas específicos de negócios empresariais, cujas decisões partem do Administrador. Esse, com habilidades conceituais, humanas e técnicas, é o profissional que assume diversos papéis para lidar com a complexidade e o dinamismo organizacional sendo assim a teoria da Administração teve alguns precursores da chamada escola clássica.
Taylor desenvolveu a Escola da Administração Cientifica a sua grande preocupação era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial, que enfatizava o método de planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração, privilegiando as tarefas de produção, o combate de desperdício e trouxe a consciência das equipes de trabalho e solidariedade grupal, tão importante e viva nos tempos da produção artesanal. Naquela época, a produção era por sistemas de tarefas, mais tinha muito conflito entre o patrão e os funcionários, com isso Taylor passou examinar o problema da