Barroco - Salvador BA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
MARCOS LUIZ VINHAL DE BASTOS
LUCAS DANILO DA COSTA PIRES
CAIO CESAR DA SILVA PIMENTA
HISTÓRIA DA ARTE BARROCA NO BRASIL: BARROCO NA CIDADE DE SALVADOR -BAHIA
Goiânia, 24 de Março, 2014
MARCOS LUIZ VINHAL DE BASTOS
LUCAS DANILO DA COSTA PIRES
CAIO CESAR DA COSTA PIMENTA
HISTÓRIA DA ARTE BARROCA NO BRASIL: ARTE BARROCA NA CIDADE DE SALVADOR – BAHIA
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Alfa de Goiânia, como requisito parcial de nota N1 primeiro semestre sobre orientação da professora Nancy de Melo.
Goiânia, 24 de Maço, 2014
INTRODUÇÃO
Salvador foi fundada no século XVII no ano de 1549, escolhida pelos portugueses para ser a primeira capital do Brasil devido à sua excelente localização, pois era ali o porto que recebia as embarcações que vinham do ocidente e de onde saíam a exportação de açúcar. Nessa época a colônia era reconhecida pela grande concentração da Fidalguia Portuguesa, do alto clero e magistrados que a administravam.
Como todo o poder girava em tono dos Portugueses que ali reinavam e tinham em sua nação toda uma história de arte barroca, sentiram a necessidade de trazer de seu País um pouco de sua arte e alguns artistas para executarem os primeiros trabalhos. As primeiras igrejas, Graça, Escada e Vitória, ainda existentes, foram construídas antes da fundação da Cidade.
No que se refere à pintura sobressai a produção de artistas ligados à Escola Bahiana de Pintura, no período que vai do século XVIII à primeira metade do século XX, em que predominam a pintura religiosa, seguida pelos retratos e, em número bem menor, por pintura de paisagens e naturezas-mortas. Considerado o fundador da Escola Bahiana de Pintura, José Joaquim da Rocha (1737 - 1807) é autor de painéis e tetos em perspectiva de diversas igrejas de Salvador, com destaque para o teto de Nossa Senhora da Conceição