Bacharel
Engenharia Química
Determinação de Cloreto de Sódio em Soro Fisiológico
Professores: MARCOS VINÍCIOS JULIANA SALES
Alunos: MARIONIR NETO LUCAS EMILIANO
Belo Horizonte
2013
RESUMO
FAZERRRRRRRRRR
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A condutimetria é separada em análises diretas e indiretas. Em foco da análise direta, a célula precisa ser calibrada para que seja possível a identificação de concentração de íons em uma solução. A equação de uma reta é dada de potencial em função da concentração iónica.
A calibração é feita a partir de soluções com concentrações padrões, ou seja, com concentração conhecida. Depois dessa medição é possível determinar qualquer concentração, da mesma natureza, com a equação da reta.
O potencial é a dado pelo condutivímetro através de sua célula com um condutor metálico.
(1)
Com a equação 1 demonstra a Lei de Ohm, onde o valores de condutividade, o calculado pelo condutivímetro é representado pela letra V, e mostra que, por sua resistência (R) ser baixa e por se tratar de condutor metálico, o potencial é exclusivamente tratado pela corrente elétrica (i), tal corrente e dada pela concentração iônica.
2. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS
Para o começo da análise direta, foi necessário a utilização de concentrações padrões de NaCl, através de uma solução com concentração conhecida 5%m/v , (0,25% , 0,75% , 0,90%, 1,00% e 1,20% m/v) conseguidas com auxílio de pipeta graduada de 25,00 mL, pipetador, balões volumétricos de 50,00mL. Foi calibrado o condutivímetro da marca TECNOPON do