administração
Philip Kotler – pai do Marketing moderno
A história do Marketing, não só no Brasil, mas no mundo em geral, foi desde o começo baseada no contexto histórico e social que a sociedade estava inserida. Por isso, como esses dois cenários sofreram alterações com o passar do tempo, o marketing é composto por três eras, o 1.0, 2.0 e 3.0.
Cada uma delas possui objetivos, funções, mercados, valores e conceitos próprios que se baseiam no comportamento do consumidor. Ou seja, avaliam quais são seus desejos e valores, com o que se importam, etc.
No caso da era do Marketing 3.0, o consumidor deixou de comprar para satisfazer suas necessidades básicas. Nesse momento, ele adquire um produto levando em conta seu emocional deixando o racional praticamente de lado e, por isso, dizem que o consumidor atual compra com coração, mente e espírito.
Isso quer dizer que o valor do produto adquirido deixou de ser funcional e passou a ser totalmente sentimental, por isso, a pergunta da vez é: quanto aquele produto me agregará sentimentalmente?
E ainda, segundo Philip Kotler, a última geração do Marketing é composta por três outras eras:
A era da participação e do marketing colaborativo: é composta pelas maneiras inovadoras de criação de um produto, envolve as novas formas de criação de produto e experiência através da colaboração das empresas, consumidores e fornecedores interligados em uma rede de inovação.
A era do paradoxo da globalização e do marketing cultural: tem como intuito de ver o consumidor como ser humano, isso é: levar em conta seus sentimentos e emoções. A Comunitização se refere ao conceito de tribalismo (quando há lealdade entre tribos/amizades...) em marketing.
Empresas que querem abraçar esta nova tendência devem ajudar os consumidores a se conectar um ao outro nas diversas comunidades disponíveis.
A era da sociedade criativa e do marketing espiritual ou do