Administração
SUMÁRIO
- Teorias X e Y
- Teorias de Conteúdo da Motivação: - Hierarquia das Necessidades de Maslow. - Teoria dos Dois Fatores da Motivação.
- Teorias de Processo da Motivação. - A Abordagem da Expectativa. - A Abordagem da Equidade. - A Teoria do Estabelecimento de Objetivos.
- Teoria do Reforço.
A TEORIA X e Y
Douglas McGregor foi um dos pensadores mais influentes na área das relações humanas. McGregor é conhecido pelas teorias de motivação X e Y.
A Teoria X e Y foi desenvolvida nos EUA, depois da Segunda Guerra Mundial, sobre a essência dos trabalhadores.
A Teoria X parte do princípio que o comportamento normal das pessoas em relação ao trabalho é desinteresse e acomodação, Assim, as pessoas necessitam ser desafiadas e controladas para que as coisas aconteçam, pois não trabalham com prazer ou satisfação.
Para que haja uma boa gestão dos recursos humanos o processo de trabalho necessita de forte planejamento e controle, premiando-se o bom desempenho e agindo firmemente com disciplina quando ele não é bem sucedido. O papel do gestor é fundamental para o alcance de bons resultados, o controle deve ser rigoroso para não ocorrer falhas no trabalho desenvolvido.
Pela Teoria X a racionalidade na relação de trabalho é muito explorada, ao contrário da Teoria Y que considera que o trabalho desde que seja apresentado de forma estimulante às pessoas, atrairá o seu potencial criativo e dinâmico, viabilizando a iniciativa laboral, a criatividade, a motivação e o engajamento de cada um para que os resultados sejam alcançados.
A Teoria Y considera que o trabalho é um meio de satisfação. Parte do princípio que as pessoas são criativas e competentes e consideram que o trabalho é tão natural como a diversão ou o descanso. A qualidade do relacionamento no ambiente de trabalho é determinante para o