Administração
4 • Teorias da administração
Por que estudar administração?
A primeira razão para se estudar administração é o interesse em melhorar o modo como as organizações são administradas, porque todos interagem com todos, cada dia, dentro das organizações.
Por acaso, alguém não se sentiria aborrecido ao despender três horas na alfândega só para ter sua bagagem liberada? Alguém não ficaria perplexo se nenhum dos vendedores de uma loja de departamentos parecesse interessado em ajudar na compra/venda? E quando alguém ouve que o governo desperdiça milhões de dólares em ações sem resultados, o que percebe? Esses são alguns exemplos de problemas causados por 'administração pobre'. Organizações bem administradas desenvolvem consistência, crescimento e prosperidade; já as mal administradas declinam e, muitas vezes, morrem.
Algumas organizações conseguem se recuperar do declínio, com certeza, utilizando-se de recursos administrativos altamente eficazes.
Historicamente, havia três abordagens principais para o estudo da administração. A , administração era vista como: a) um conjunto de funções, b) uma série de papéis e c) a aplicação de certas habilidades específicas. Todas essas abordagens focavam o comportamento do administrador, mas cada uma definia esse comportamento de uma maneira diferente.
A abordagem funcional sugere que os administradores se empenhem em certas funções ou atividades para levar adiante seus trabalhos. A abordagem dos papéis é similar, mas focaliza um conjunto diferente de ações administrativas. Já a abordagem das habilidades indica que os administradores devem ser capazes de aplicar um conjunto particular de qualificações, se desejam obter sucesso nos seus cargos.
Deveria estar claro que nenhuma dessas abordagens é independente das outras duas. Mais ainda, está se tornando bastante visível que as funções, os papéis e as habilidades requeridos pelos administradores estão mudando.