Administração
Polo: COC Pirassununga/SP.
ATIVIDADE AVALIATIVA
Respostas:
1) Frederick Taylor estudou o chão de fábrica, o operário, voltado à sua tarefa, preocupando exclusivamente em alcançar o resultado desejado com o menor desperdício de tempo, esforço e materiais. Padronizou os métodos de trabalho dos operários, analisou pacientemente as tarefas de cada funcionário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando e racionalizando o tempo gasto com cada operação. Para os críticos da Escola Humanista, os trabalhadores passaram a ser tratados como máquinas. O operário era apenas uma engrenagem do sistema de produção, passivo e sem iniciativas.
A padronização do trabalho era na verdade um meio de se conseguir uma maior produtividade.
A Administração Científica não se preocupa com o lado social nem humano do trabalhador, levando em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção.
2) Para Taylor os operários produziam menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível. Então ele concluiu que o operário só não produzia mais porque o seu colega também não produzia. Daí Surgiu o método de pagamento por produção; ganha mais quem produz mais.
3) Henry Ford se baseou na Administração Científica quando criou sua linha de montagem de peças. Máquinas e trabalhadores foram colocados em sequência na fábrica de modo que um automóvel pudesse ser montado sem interrupções ao longo de uma linha de produção móvel (esteira mecânica). Ford também se preocupou com a especialização da mão de obra, e peças intercambiáveis, padronização dos produtos, baixos custos de produção, produção em