Administração
2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1.1Recursos Humanos
Funcionalmente a administração de Recursos Humanos se consolidou como uma atividade sistêmica subdivida em cinco subsistemas. Segundo Chiavenato (1997) Os subsistemas são provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração; todos são interdependentes e cada qual se ocupa de atividades específicas.
Algumas definições encontradas na literatura sobre o conceito de Recursos Humanos:
Um conjunto de princípios, estratégias e técnicas que visa contribuir para atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer grupo organizado. (TOLEDO, 1982, p.8)
A administração de Recursos Humanos é o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a interação do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. É, pois, a área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoal. (GIL, 1994, p.13)
Por Administração de Recursos Humanos entendem-se uma série de decisões integradas que formam a relação de trabalho; sua qualidade influencia diretamente a capacidade da organização e de seus empregados em atingir seus objetivos. (MILKOVICH, 2000, p.19)
Surgiram várias denominações ao longo do tempo, as expressões utilizadas no passado eram Administração de Pessoal, Relações Industriais e Relações Humanas. Nas denominações mais recentes temos Administração de Recursos Humanos, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional. Há alguns anos atrás havia