Exercicios
Escola de Engenharia - UFMG
Lista de Exercícios
Adriana Bicalho Ribeiro
1-
- Em geral um modelo teórico requer a adoção de hipóteses simplificadoras. Sendo assim, é analisado um modelo matemático simplificado e não o sistema físico real do problema. Isto significa que o comportamento previsto teoricamente é sempre diferente do comportamento real. Outros pontos importantes são que a maioria dos modelos matemáticos é estabelecida segundo o regime elástico, ou seja, para a hipótese das deformações satisfazerem à Lei de Hooke, e o fato destes modelos, via de regra, não considerarem as variações ponto a ponto das propriedades dos materiais.
2-
- Porque pode existir necessidade de elaboração ou confirmação do modelo matemático adotado, bem como de obter dados necessários para uma avaliação futura da segurança de uma estrutura em serviço. Problemas que estão na fronteira do nosso conhecimento requerem muitas vezes extensa análise experimental, uma vez que teorias adequadas ainda não estão disponíveis para resolvê-los.
3-
- É um ensaio experimental localizado no local da obra, visando obter os dados necessários à avaliação da segurança de uma estrutura em serviço.
- A NBR-9607 apresenta a seguinte definição: A prova de carga é o conjunto de atividades destinadas a analisar o desempenho de ações externas de intensidade e natureza previamente estabelecidas. Segundo esta norma, a prova de carga de uma estrutura deve estar sempre associada a uma finalidade específica, que pode ser decorrente das seguintes situações: aceitação de uma estrutura; alterações das condições de utilização da estrutura; fases construtivas que acarretem solicitações excepcionais em parte da estrutura; após acidentes ou anomalias observados durante a execução ou vida de uma estrutura; desconhecimento do projeto ou das condições construtivas; estudo do comportamento da estrutura.
4-
-