Apostila de geografia
OS TRÊS GRANDES GRUPOS DE ROCHAS
MAGMÁTICA OU ÍGNEAS - Magma
SEDIMENTARES - Sedimentos
METAMÓFICAS – Metamorfose
INTRODUÇÃO
A parte sólida da Terra que é acessível as nossas observações é denominada Crosta Terrestre. Essa crosta terrestre é constituída por massas grandes e pequenas, distintas entre si, mas que se reduzem a um número ilimitado de tipos que são conhecidos como rochas. As rochas têm grande influência na economia e assim também juntamente com o solo.
1. A CROSTA E AS ROCHAS
A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas são definidas como agrupamento de minerais, que por sua vez são compostos de elementos químicos. As rochas ocorrem em extensões consideráveis na crosta terrestre, podendo, na maioria das vezes, ser representada em mapas geológicos. São elas nitidamente individualizadas, porque os minerais se agregam obedecendo as leis físicas, químicas ou físico químicas, dependendo das situações em que se formam esta ou aquela rocha.
Exemplo: O Granito é uma rocha formada por três tipos de minerais: Quartzo, Feldspato e mica. O Quartzo é formado por Silício, Alumínio, Cálcio, Oxigênio e outros elementos químicos.
2. MINERAL
Os minerais em geral, são sólidos. Somente a água e o mercúrio se encontram no estado líquido, em condições normais de pressão e temperatura.
3.ROCHAS MAGMÁTICAS, OU ÍGNEAS
Provêm do arrefecimento e solidificação do magma e são por isso de origem primária. Dela são advindas as rochas sedimentares e metamórficas.
3.1. Intrusivas = Plutônicas = Abissais
Formam-se quando o magma se resfria lentamente nas profundezas da Terra, dando origem a cristais relativamente grandes formando uma textura equigranular.
3.2. Extrusivas = vulcânicas = Efusivas
Formam pela solidificação do magma expelido pelas erupções vulcânicas. Como o seu resfriamento e solidificação são muito rápidos, não há tempo para a formação de cristais menores.
3.3.