Apostila de geografia
PEÇA TEATRAL "O DESCOBRIMENTO DO BRASIL"
1. Pedro Álvares Cabral
3. Frei Henrique
4. Nicolau Coelho
5. Índios
6. Narrador
7. Rei de Portugal
8. Apresentador I 9. Apresentador II
10. Repórter I (em Portugal)
11. Repórter II (com a esquadra de Cabral)
12. Cinegrafistas (2)
NARRADOR: No dia 9 de Março do ano de 1.500 uma esquadra formada por 3 caravelas e 10 naus, comandada pelo soldado Pedro Álvares Cabral deixou Portugal como o objetivo de ir a Calicute na Índia, buscar especiaria e se aproximar das terras americanas, com a finalidade de tomar posse. Em 22 de Abril de 1.500 avistaram terras, haviam chegado a Pindorama, assim denominavam os índios, as terras conhecidas como Brasil.
NICOLAU: Senhor! Terra a vista! Estamos chegando a uma ilha... Parece um monte.
CABRAL: Terra...? Deixe-me ver... Sim, é um monte. Vou chama-lo de Pascoal. Avise ao capitão para ancorar. Depois vamos á terra tomar posse em nome do rei.
NICOLAU: Sim, senhor!
NARRADOR: Em 23 de Abril encontraram um bom lugar para a ancoragem o qual denominaram de Porto Seguro. Nicolau Coelho foi á terra e entrou em contato com os nativos (índios). (Nicolau tenta conversar com os índios, mais não se entendem, pois um não conhece a língua do outro, se comunicam por sinais).
PERO VAS DE CAMINHA: Senhor, vou escrever ao rei sobre essa terra comunicando sobre seus aspectos e esse povo que aqui encontramos.
CABRAL: Faça isso Caminha, conte tudo o que pode observar. Ficaremos aqui por alguns dias para tomar posse da terra depois partiremos.