Hemostasia primaria
Hamatologia Clínica
Campinas
2011
INTRODUÇÃO
O sangue é um componente fluido do sistema circulatório que contém, sob suspensão, células, gases, proteínas e inúmeras outras substâncias. O sangue irriga através dos vasos sanguíneos quase todos os tecidos corporais, sendo responsável direto pela nutrição e manutenção de um gradiente adequado de oxigênio nestes locais. Está represado dentro de um compartimento formado por um sistema de circuito continuo, por onde, através da bomba cardíaca, circula livremente e sem escapar na sua totalidade.
Hemostasia é um sistema bioquímico e celular responsável pela fluidez do sangue e que atua diretamente no controle da saída do mesmo, do compartimento vascular, funcionando como principal fator orgânico de controle das hemorragias. Atua também no processo de reparação da parede danificada dos vasos sanguíneos e promove a absorção dos coágulos formados durante os eventos relacionados à contenção do sangramento e reparação dos defeitos da parede vascular.
Fatores envolvidos na homeostasia:
FATORES CELULARES
- plaquetas
- células endoteliais
FATORES HUMORAIS
- proteínas da coagulação
- proteínas da fibrinólise citocinas
FATORES VASCULARES
- musculatura lisa
- endotélio vascular
- camada subendotelial
- fluxo sanguíneo
Os fatores envolvidos neste processo devem ser regulados de modo a contrapor-se à perda excessiva de sangue e simultaneamente evitar a formação de trombos intravasculares; equilíbrio hemostático; atuação coordenada na ativação e formação dos fatores envolvidos nesses dois processos.
Hemostasia Primária
A hemostasia primária ocorre no início do processo. O organismo mantém o sangue fluído dentro do compartimento vascular, sendo capaz de estancar o sangramento após uma lesão.
Ocorre logo após a lesão do vaso sanguíneo, há imediata constrição, com a finalidade de diminuir o fluxo local e permitir o maior contato entre as plaquetas circulantes e o local onde o endotélio