Administração
Este trabalho tem como objetivo apontar as principais teorias motivacionais de alguns autores acerca de como ela se dá nas organizações. Buscará também definir o conceito de motivação, compreender porque estímulos semelhantes têm efeitos diferentes nas pessoas e apresentar os diferentes comportamentos motivacionais presentes em cada uma delas.
De acordo com alguns teóricos da motivação, as experiências de cada indivíduo, seus sonhos e sua visão de mundo, interferem no modo como reagem aos estímulos motivacionais. Isso faz com que pessoas com experiências de vida diferentes reajam de maneira diferente aos mesmos estímulos. Além das experiências pessoais, também as necessidades das organizações, das comunidades, das transformações tecnológicas e do exercício da cidadania têm a sua importância na maneira como percebem os estímulos motivacionais que lhe são apresentados.
QUAIS SÃO OS FATORES QUE OCASIONAM A MOTIVAÇÃO E A DESMOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NUMA ORGANIZAÇÃO?
* OBJETIVO GERAL
Analisar os aspectos e fatores que afetam a motivação dos funcionários dentro da organização.
* OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar as teorias de motivação e sua importância na organização;
- Identificar fatores que motivam e desmotivam funcionários em uma organização;
- Analisar a motivação, através da aplicação de um questionário.
1 SURGIMENTO DA MOTIVAÇÃO
Os primeiros estudos relevantes sobre o fenômeno da motivação surgiram em meados do século passado, após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos experimentaram período de grande crescimento econômico, e suas organizações buscavam desenvolver meios para melhorar a eficácia operacional, frente às novas condições de mercado e exigências externas.
Contribuíram para o surgimento das teorias sobre motivação: a valorização do indivíduo na organização e a mudança da percepção das pessoas no ambiente de trabalho. De simples componente do processo produtivo, passaram a diferencial