Administração
1 – Henri Fayol (1841-1925) o fundador da teoria clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as conseqüências da revolução industrial e, mais tarde da primeira guerra mundial. Formou-se em engenharia de menos e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde fez sua carreira.
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas.
Fayol expôs sua Teoria de Administração no livro Administration Industrielle ET Geniralle publicado em 1916. Seu trabalho, antes da tradução para o inglês, foi divulgado por Urwick e Gulick, dois autores clássicos.
2 – As funções administrativas são: Funções Técnicas – relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
Funções Comercias – relacionadas com a compra, venda e permutação.
Funções Financeiras – relacionadas com a procura, gerência de capitais.
Funções de Segurança - relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas. Funções Contábeis - relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
Funções Administrativas – relacionadas com a integração de cúpula das outras cincos funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa.
3 – As funções do administrador são:
1ª – Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação. 2ª – Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa. 3ª – Comandar: Dirigir e orientar o pessoal. 4ª – Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos. 5ª – Controlar: Verificar que todo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
4 – As qualidades pessoais necessárias são:
Previsão: Envolve a avaliação do futuro e o aproximadamente em função dele.
Organização: Proporcionar todas as