Administração
A aposentadoria surgiu na Alemanha em 1889, onde logo se expandiu para outros países chegando ao Brasil em 1923. Desde então pode-se observar que o tema aposentadoria pode ser visto de vários ângulos: como o fim da vida laboral, o retorno ao lar, um beneficio mensal, dificuldades financeira (pois o valor do reajuste do beneficio não é o mesmo de quem tem uma vida laboral ativa). Encontramos também pessoas muito felizes que esperam descansar, aproveitar a vida, sem preocupações com trabalho e horários.
2. OBJETIVO
Esclarecer as dúvidas existentes nas questões de aposentadoria da forma mais clara possível, onde ao final deste trabalho todos os presentes não tenha mais dúvida sobre o assunto.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 APOSENTADORIA
Aposentadoria nada mais é que o direito garantido a todos de receber uma pensão, caso a pessoa não possa exercer suas atividades, seja porque tenha atingido certa idade, por certo tempo de serviço, ou até mesmo por motivo de saúde. Apenas terão direito a este benefício, pessoas que contribuíram ou que contribui para o Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS e que tenha cumprido a carência estabelecida. Para FERREIRA 1987 o significado de aposentadoria é:
“Hospedar, dar aposentadoria a; conceder reforma ou dispensa do serviço com soldo ou ordenado por inteiro, ou parte dele, a; jubilar; abrigar, acolher; rel. residir, morar, viver; p. tomar aposentos, hospedar-se; deixar o serviço público, conservando o ordenado inteiramente ou em parte; ficar aposentado.” (FERREIRA, 1987).
Já para Ibrahim (2011):
É a prestação previdenciária por excelência, visando garantir os recursos financeiros indispensáveis ao beneficiário, de natureza alimentar, quando este já não possui condições de obtê-los por conta própria, seja em razão de sua idade avançada, seja por incapacidade permanente para