Administração
TEORIA CIENTÍFICA
2.1 Teoria Geral da Administração
O que é Teoria Geral da Administração?
De acordo com MAXIMIANO (2000)1, a Teoria Geral da Administração é “o corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las. É composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.”
Não existem receitas prontas ou fórmulas, a teoria em administração é construída a partir de um conjunto de conhecimentos organizados e sistematizados, resultantes da experiência prática obtida nas organizações.
“Em vez de preocupar como ensinar a fazer certas coisas - o como – à teoria da administração ensina que coisas devem ser feitas em determinadas situações – o porquê. O que diferencia o administrador de um simples executor é exatamente o fato de que, enquanto o segundo sabe fazer certas coisas que aprendeu mecanicamente (planos, organogramas, mapas, registros, lançamentos etc.), o primeiro sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas e complexas, pois aprendeu a pensar, a avaliar e a ponderar em termos abstratos, estratégicos, conceituais e teóricos. O segundo é um mero agente de execução e operação. O primeiro é um agente de mudança e inovação, pois adquire habilidade de entender e diagnosticar situações.”
Para MAXIMIANO (2000), existem duas fontes principais que originam os conhecimentos administrativos: a experiência prática e os métodos científicos.
Considera que os conhecimentos resultantes da experiência prática surgiram com as primeiras organizações humanas, de onde os administradores passaram a formar um acervo teórico resultante da transmissão de conhecimentos.
A segunda fonte refere-se à aplicação dos métodos científicos à observação das organizações e dos administradores.
2.1.1 Origem da Teoria Científica
A Administração Científica tem como origens as conseqüências geradas pela Revolução Industrial, principalmente o crescimento