Administração
° Treinamento
Cena 1- Ryan Bingham treina uma estagiária, Natalie Keener numa das ocupações mais estranhas do mundo: viajar pelo mundo demitindo gente para executivos que não têm coragem de fazê-lo. Parte do treino é um manual de sobrevivência em aeroportos, o lugar onde um profissional da área passa a maior parte de sua vida. Na hora de escolher a fila para o detector de metais, Ryan, o politicamente incorreto, pontifica: "Não fique atrás de velhos. Em geral têm metais no corpo e esquecem que resta pouco tempo. Prefira os asiáticos - levam pouca coisa e usam sapatos sem cadarço, fáceis de tirar". Levemente horrorizada, Natalie diz: "Isso é racismo". Ryan rebate: "Prefiro chamar de estereótipo.
º Desenvolvimento
Cena 1- Sozinho em meio à multidão Ryan Bingham se sente completo e feliz, carregando sobre os ombros uma mala vazia de esperanças. Sua transformação, ao final, se mostra realista e muito mais intimista do que explícita, num desfecho corajoso e, mais uma vez, longe do convencional do cinema hollywoodiano.
º Clima Organizacional
Cena 1- Quando Ryan Bingham ao ser contrato não necessita se envolver com o clima e cultura das empresas, sendo sempre impessoal, completando seu trabalho naturalmente.
º Downsizing
Cena 1- A fim de cortar custos, seu chefe resolve adotar um plano de demissão por meio de videoconferências o que tira Ryan da “zona de conforto” tudo isso começa pelo fato dele receber a missão de ensinar à novata Natalie responsável pelo tal projeto de reestruturação, o ofício de demitir desconhecidos.