ADMINISTRAÇÃO
A Administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados com os meios de se que dispõe. Invenções, tecnologias, artefatos e ferramentas são úteis, mas dependem da administração que aponta como deverão ser utilizados e transformados em resultados. Para que haja um entendimento mais aprofundado busca-se neste trabalho verificar momentos que influenciaram o desenvolvimento do comportamento organizacional, procurando identificar necessidades nas organizações contemporâneas.
As Teorias Gerais da Administração surgiram com a necessidade de gerir adequadamente as organizações que gradativamente foram se desenvolvendo e se tornando cada vez mais complexas. É um conjunto integrado de teorias em crescente expansão que atravessam por fases bem distintas e que se superpõem.
Teoria Comportamental
A Teoria Comportamental da Administração, segundo Chiavenato (2011) tem seu início com Herbert Alexander Simon e trouxe um novo enfoque dentro da Teoria Administrativa. Houve o abandono das posições normativas das Teorias Clássica, Humanística e Burocrática e a adoção de posições explicativas e descritivas.
Os Comportamentalistas são estudiosos preocupados com o indivíduo e se concentram na análise de variáveis específicas vinculadas ao comportamento do indivíduo, tais como: decisão, motivação e conflito (CARAVANTES, 2005).
Segundo Kwasnicka (1989) esse movimento procura entender o comportamento humano nas organizações e esse aumento concorre para o aumento da produtividade.
Um dos temas fundamentais dessa teoria, afirma Chiavenato (2011), é a pirâmide de necessidades criada por Maslow. De acordo com ela, as necessidades humanas estão organizadas em níveis de importância, começando com as necessidades fisiológicas e partindo para segurança, estima e reconhecimento pessoal. Somente quando um nível inferior de necessidades está