obra MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA – Jan Vermeer
Ficha Técnica
Ano – 1665
Título: Moça com Brinco de Pérola
Artista: Jan Vermeer
Dimensões – 46,5 x 40 cm
Técnica – óleo sobre tela
Localização – Mauritshuis, Haia
MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA é a obra mais famosa do pintor holandês Jan Vermeer, sendo considerada como a Mona Lisa da arte holandesa. Infelizmente, nada se conhece sobre a história de tão esplêndida composição, que apareceu pela primeira vez em 1881, num leilão em Haia, Holanda.
Romance e Filme
Embora se conheça muito pouco sobre a vida do artista Jan Vermeer, a escritora Tracy Chavalier escreveu o romance Moça com Brinco de Pérola, em que dá vazão à sua fantasia sobre o real motivo que levou o pintor holandês a compor tão bela obra. O romance foi adaptado pela roteirista Olivia Hetreed e dirigido por Peter Webber.
A atriz Scarlett Johansson faz a empregada Griet (ver foto menor) que mostra uma incrível semelhança com a modelo da composição. Embora o filme seja realmente uma fantasia tem o seu mérito por retratar o ambiente de Delft de Vermeer do século 17, onde vivia o artista, visualizando a sua obra.
A modelo delicada, com seu olhar direto e os lábios entreabertos, é a obra mais famosa do pintor holandês Jan Vermeer, sendo considerada como a Mona Lisa da arte holandesa. Infelizmente, nada se conhece sobre a história de tão esplêndida composição, que apareceu pela primeira vez em 1881, num leilão em Haia, Holanda.
Ao olhar tão delicada composição, o observador é imediatamente cativado pela misteriosa moça com o seu turbante exótico. O tom de sua pele clara e pura é salientado pelo brilho de seu brinco de pérola.
Nesta pintura, Veermer criou os brincos, em forma de gota, usando apenas duas pinceladas de tinta. A luz espalha-se pelo rosto e cabeça da moça, e desce sobre o corpo. A delicadeza da modelo é destacada pelo fundo preto da composição. A imagem é extremamente poética.