Administração
RESUMO
A gestão de estoques é um assunto vital e freqüentemente absorve parte substancial do orçamento operacional de uma organização. Como eles não agregam valores aos produtos, quanto menor o nível de estoques que um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente será este sistema.
A eficiência na sua administração poderá criar a diferença com os concorrentes, melhorando a qualidade, reduzindo os tempos, diminuindo os custos entre outros fatores, oferecendo assim uma vantagem competitiva para a própria empresa. É fundamental que as empresas diminuam ao mínimo a quantidade de estoques na cadeia de suprimentos, a fim de obter uma racionalização nos custos de armazenagem e manutenção dos mesmos.
CONTROLE DE ESTOQUES
O planejamento e o controle de estoque constituem atualmente um grande desafio para os administradores de materiais. Devido às variações de fatores que influencia nos custos relativos, a busca contínua por soluções que visam à redução dos custos e a eficiência dos controles, cria-se adaptações de métodos que satisfaçam as políticas atuais da empresa.
Assim nenhuma organização pode planejar detalhadamente todos os aspectos de suas ações atuais ou futuras, mas todas podem e devem ter noção para onde estão dirigindo-se e determinar como podem chegar lá, ou seja, precisa de uma visão estratégica de todo o complexo produtivo.
Neste posicionamento todas as empresas devem constituir políticas para a administração de materiais, que atribui grande ênfase as compras buscando a cada dia parcerias com fornecedores qualificados, mantendo a qualidade de seus produtos e o bom atendimento a seus clientes.
FUNÇÕES DO CONTROLE DE ESTOQUES
Para organizar um setor de controle dos estoques, inicialmente devemos descrever suas funções principais que são:
1- Determinar o que deve permanecer em estoque, números de itens; 2- Determinar quando se deve reabastecer os