Administração
Desenvolvimento econômico é um processo pelo qual a renda nacional de uma economia aumenta durante um longo período de tempo. Tal renda refere-se ao produto total do país de bens e serviços finais, expresso termos reais: a expressão monetária da renda nacional deve ser corrigida por um índice apropriado de preço de bens e consumo e bens de capital. E, se o ritmo de desenvolvimento é superior ao da população, então a renda real per capta aumentará. O processo implica a atuação de certas forças, que operam durante um longo período de tempo e representam modificações em determinadas variáveis. Os detalhes do processo variam sob condições diversas no espaço e no tempo, mas, não obstante, há algumas características comuns básicas, e o resultado geral do processo é o crescimento do produto nacional de uma economia que, em si própria, é uma variação particular a longo prazo. O processo de desenvolvimento econômico supõe que ajustes institucionais, fiscais e jurídicos são necessários para inovações, empreendedorismo e investimentos, assim como fornecer condições para um sistema eficiente de produção, circulação e distribuição de bens e serviços à população.
A partir dos anos 80, intensifica-se o debate sobre as possibilidades da gestão local do desenvolvimento econômico, em vários países europeus e norte americanos, como no Brasil e seus Municípios. Não sendo diferente no Município de Lagoa Vermelha, que está acompanhado o desenvolvimento atual, conforme previsões que se prepara para uma nova fase de crescimento.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
O desenvolvimento econômico bem elaborado e planejado auxilia na resolutividade dos problemas referentes as desigualdades sócio econômica, não só voltado para valores e materiais, mas também o bem estar do coletividade.
2.1 REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E A CRISE DOS ESTADO NACIONAIS.
Conforme referido no artigo da professora Claudete de Castro Silva Vitte o