administração
março, 2013
DA ONDA DA GESTÃO DA QUALIDADE A UMA FILOSOFIA DA QUALIDADE DA GESTÃO: BALANCED SOCRECAR DO PROVENDO MUDANÇAS
Andréa Cavalcante Lima
Arlei Antonio Cavalcanti
Vera Ponte
O artigo publicado pelos autores tem como objetivo principal apresentar a possibilidade na utilização de duas técnicas diferentes, em suas concepções, na busca pela Qualidade Total, estas duas técnicas são o Programa de Qualidade Total (GQT) e o Balanced Scorecard (BSC). O estudo foi desenvolvido no Caesar Park Hotel de Fortaleza (CPHF), pelo fato de que a organização já vinha algum tempo buscando a qualidade total na sua gestão, utilizando-se das duas técnicas e também possibilitou que os pesquisadores tivessem livre acesso às informações necessárias para o desenvolvimento da pesquisa.
Nos últimos anos, muitas organizações foram administradas de acordo com os preceitos da Gestão da Qualidade Total, que era capaz de resolver todos os problemas e atender todas as necessidades ligadas à gestão das organizações. Porém muitas empresas deixaram de utilizar essa técnica como principal sistema de gestão.
Na busca de um modelo que viabilize uma análise focada nos resultados da organização, não se restringindo apenas a indicadores de qualidade, muitas empresas começaram a adotar o Balanced Scorecard (BSC). Quando se utiliza o BSC fica estabelecida uma relação de causa e efeito entre todos os indicadores essenciais para a organização: operacionais, financeiros e estratégicos. O sistema proporciona uma rápida e abrangente visão atual e futura do negócio, pois contempla indicadores financeiros e não financeiros, que facilitam o acompanhamento dos resultados em direção às metas traçadas.
No sentido de contribuir para o esclarecimento da questão, o presente artigo discute a possibilidade de alinhamento das duas ferramentas, verificando as melhorias que podem ser alcançadas, principalmente no que se refere ao gerenciamento da estratégia da