Administração
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Sociedade 5
2.1.1 COMO É POSSÍVEL CONCILIAR A APLICAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 6
2.1.1.1 ESTERCO– ALIADO DO CRIADOR DO GADO DE LEITE.............................8
2.1.1.1.1 NATUREZA CÍCLICA DA VIDA...................................................................12
2.2 MUDANÇAS DE UM SÉCULO LONGO E FRAGMENTADO 12
2.3 AS NOVAS FORÇAS OPERANTES NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 13
3 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16 1 INTRODUÇÃO
São grandes os desafios a enfrentar quando se procura direcionar as ações para a melhoria das condições de vida no mundo. Um deles é relativo à mudança de atitudes na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente. Dentre os problemas mais comuns, podemos citar a construção inadequada em áreas de grande declividade, as terraplanagens, os aterros, a retificação de leitos de rios, as barragens, transposição de parte das águas do rio São Francisco o qual eu conheço nasce em Minas e polemico até hoje, etc.
Algumas consequências dessas alterações são a erosão do solo, a desertificação, as enchentes, a perda de terras agricultáveis, a alteração do equilíbrio dos ecossistemas, dentre outras.
O crescimento urbano desordenado, que obriga a população mais carente a utilizar áreas de risco para a construção de favelas e a ocupação de mananciais, exemplifica o contexto real de uma das formas inadequadas de alteração do relevo, e deve ser tratado quando da discussão da forma de manipulação do ambiente físico. Pequenas ações podem ser desenvolvidas pelos alunos, a fim de minimizar problemas na comunidade local, tais como alternativas para contenção de encostas por meio da colocação de sacos de areia.
Nos tempos atuais, a agricultura, a extração de madeira, a criação de animais e outros projetos de desenvolvimento em larga escala são os principais responsáveis pelas queimadas, desmatamentos e mesmo por cortes e alterações radicais do relevo. Poderíamos citar